Aprenda a dizer não!

1 Tessalonicenses 4.1-8

 

A nossa vida é pautada por muitas pressões, algumas positivas, como, “Qual caminho profissional você irá seguir?”, outras negativas, como, “Experimenta! É só essa vez, não faz mal nenhum!”

Precisamos aprender a dizer não. Precisamos ter muito cuidado, porque muitas dessas situações nos distanciam de Deus. Diante disso, temos um questionamento: será que vale a pena dizer “não”?, porque corremos o risco de perder amizades, sermos excluídos da turma, etc.

Nesse texto, Paulo traz alguns conselhos importantes que nos mostram se vale ou não vale a pena dizer não.

Paulo exorta essa igreja quanto a superar a vida de pecado, dizendo não a ele e crescendo cada vez mais no Senhor.

 

Por que devemos superar o pecado e crescer no Senhor?

 

I – Porque é a vontade de Deus para nós   vs. 3

Deus quer a nossa santificação. Santificar significa separar, ou seja, somos separados por Deus para a glória dele e para servi-lo. A santificação é um processo que dura a nossa vida toda. É lutar contra o pecado. É dizer não a ele. É superar a nossa própria vontade.

Quando olhamos para outros textos da Escritura, vemos o próprio Paulo que chamou aos coríntios para que o imitassem, pois ele imitava a Cristo, ou seja, tinha uma vida de santidade.

 

II – Porque somos a casa do Espírito Santo  vs. 4

Nós somos a habitação do Espírito Santo. No Antigo Testamento, Deus habitava no tabernáculo, hoje nós somos o tabernáculo, ou seja, o local da habitação de Deus.

Deus nos comprou por um preço muito precioso – o sangue de Jesus. Somos propriedade dele, então devemos viver como ele nos manda.

Não podemos fazer qualquer coisa com o nosso corpo, devemos sempre lembrar que somos templo do Espírito e ponderar se o que planejamos fazer de fato agrada a Deus ou somente a nós mesmos.

 

III – Porque Deus nos chamou para a santidade  vs. 7

Quando Deus nos escolheu, ele fez com um propósito, que vivêssemos para ele. Somos propriedade exclusiva dele, a nação santa escolhida por ele.

Ele nos chamou e nos deu as regras dele para que pudéssemos viver, isso significa que o meu serviço a Deus não é conforme eu quero ou acho certo, mas conforme ele mesmo determinou. Nosso culto a Deus não é de acordo com minhas preferências, mas de acordo com a vontade do próprio Deus.

 

Sem. Daniel Noronha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *