Atitude do Coração

A religião com a qual Jesus se deparou em sua época era superficial, inconsistente, exterior e ritualística. Os líderes judeus pensavam que estavam seguros e que certamente seriam habitantes do reino. Pensavam que seriam líderes no governo do Messias.

Mas o Senhor Jesus disse a estas pessoas: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos mortos e de toda imundícia!” (Mt. 23.27) Jesus confrontou esta multidão farisaica, egoísta e que se preocupava com o exterior mostrando que mais importante é o que está no interior. Ele estava falando sobre caráter: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt.05.07).

Jesus ignorou todos os supostos créditos que eles levantavam para sua própria causa e foi direto ao centro da questão. Cristo sempre dá ênfase ao interior. Ele não é indiferente à ação exterior, senão quando é produzida por motivação própria. A justiça no interior produzirá o fruto da ação correta. Mas pode imitar uma ação que não é verdadeira, e isto é legalismo. O que Jesus deseja é uma ação que brota do caráter correto.

Os ensinamentos do nosso Senhor no sermão do monte se baseiam na premissa da atitude do coração. Martyn Lloyd-Jones disse que: “O Cristão é alguma coisa antes de fazer alguma coisa”.  Não devemos controlar o nosso Cristianismo. Ele deve nos controlar.

Viver como Cristão significa não viver de aparência nem de fachada. O Cristianismo é algo que nos acontece bem no centro de nosso ser e, a partir daí, flui para as atividades da vida. Deus nunca esteve interessado apenas no sangue de bezerros e cabritos. Ele nunca se interessou por qualquer atividade espiritual superficial a menos que o coração seja justo. Deus quer de você um coração quebrantado e contrito, entregue nas mãos dele, por este motivo o Senhor Jesus nos confronta para deixarmos nossa religiosidade e egocentrismo de lado e vivermos um cristianismo autêntico expressando de fato as evidências de um novo nascimento.

 

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *