Autojustificação ou Graça

Se você é filho de Deus, tanto está desistindo do pecado quanto dando lugar à operação da graça resgatadora, mas seu coração nunca é neutro. Um dos belos resultados da graça redentora de Deus em sua vida e na minha é que nossos corações de pedra foram retirados de nós e substituídos por corações de carne.

Nós éramos resistentes à mudança. Porém a graça de Deus nos transformou e nos deu um coração de carne, que é moldável pela graça transformadora. Isso significa que quando pecamos, desejando, pensando, dizendo ou fazendo o que é errado aos olhos de Deus, nossa consciência nos incomoda.

O que estou falando aqui é do ministério de convencimento do Espírito Santo. Quando nossa consciência nos incomoda, temos apenas duas opções: Podemos alegremente confessar que o que fizemos é pecado e colocar-nos mais uma vez sob as misericórdias justificadoras de Cristo ou podemos construir algum sistema de auto justificação que faz com que aquilo que Deus diz ser errado, torne-se aceitável à nossa consciência.

Somos habilidosos em apontar para algo ou alguém que justifique o que temos feito de errado. Somos todos muito bons em sistemas de auto-expiação que, essencialmente, argumentamos sempre em favor da nossa justiça.

O que é mortal em relação a isso é que quando nos convencemos de que somos justos, deixamos de buscar a graça que é nossa única esperança, na vida e na morte. “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.” “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.8–9).

Temos a necessidade diária e desesperada de perdão, resgate, transformação e de tudo que a graça nos dá. Quando resistimos ao humilde reconhecimento de nosso pecado, resistimos ao nosso Redentor, que está trazendo à tona nosso pecado. Ele faz isso não para nos humilhar ou nos punir, mas porque ele nos ama tanto que não desviará sua obra de graça de nossos corações, até que essa obra nos tenha dado tudo o que Jesus nos conquistou com sua morte.

Que possamos correr diariamente para esta graça redentora e pedagógica todos os dias de nossa vida. Deus nos abençoe.

 

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *