Considere tudo Alegria!

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”

Nesses versículos, Tiago descreve os passos necessários para uma vida cristã madura em Cristo:  Tiago mostra que nós encontraremos muitas provações na vida. Entretanto, seria errado limitar esses julgamentos somente a perseguições, embora a perseguição fosse incluída aqui. Essa “alegria” é contra intuitiva, com certeza. As pessoas vão pensar que você é louco por encontrar alegria na dor. Mas essa ordem não pode ser entendida sem os seguintes motivos para ser nos levar a real felicidade.

  1. A alegria que experimentamos (Tg 1: 2) – A felicidade é uma coisa boa, mas a alegria não é simplesmente ser feliz. A alegria é uma profunda sensação de paz que vem de dentro, do coração transformado pela graça de Cristo e nem sempre é vista em uma disposição externa de felicidade. Quanto mais pesado o treinamento do atleta, mais feliz ele é, porque ele sabe que o treinamento o prepara melhor para a corrida.
  2. A resistência que ganhamos (Tg 1: 3) – “Resistência”. Se olharmos para vida de Jó vemos que ele foi resistente em todas as tribulações e provações, ele demonstrou perseverança, no entanto, e isso é demonstrado por perseverar até o fim de sua provação, sem amaldiçoar a Deus.
  3. A maturidade que esperamos (Tg 1: 4) -Só existe uma maneira de amadurecer, e é através de suportar com uma atitude alegre as batidas duras da vida. Esse é o objetivo do livro de Tiago – que, seguindo a “sabedoria do alto” (Tg 3:17), nos tornaremos seguidores maduros e completos do Senhor Jesus, que Ele mesmo perseverou até o fim.

Que o nosso Senhor da graça possa a cada dia conceder alegria, resistência em meio as provações da vida para que sejamos amadurecidos para a Glória do Pai.

 

Rev. Wagner Zanelatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *