Crescendo na Vida Cristã (Efésios 4.25-32)

Você se considera alto ou baixo? O crescimento é algo básico na vida humana. Todas as vezes que levo meu filho ao pediatra, ele mede o tamanho dele para saber quanto ele cresceu entre uma consulta e outra. O crescimento na vida cristã é mais importante que o crescimento físico, pois quanto mais crescemos espiritualmente, mais próximos de Deus estamos. Nesse texto Paulo exorta aos cristãos de Éfeso quanto as práticas que eles precisavam ter para crescerem na vida cristã.

O que fazer para crescer na vida cristã?

I – Deixar a mentira e falar a verdade  v.25

O texto começa com a expressão por isso que é uma conjunção conclusiva, ou seja, ela conclui a ideia dita anteriormente. O v.24 fala que precisamos nos revestir do novo homem e a partir do v.25 conclui o sentido mostrando como eu revisto desse novo homem. A palavra mentira vem do grego pseudos que quer dizer falsidade. O cristão deve rejeitar todas as formas de falsidade. Deve falar a verdade e cumprir a sua palavra. Não basta abstermos da mentira, precisamos também dizer a verdade.

Somos membros de Cristo e uns dos outros. Imagina se o olho fala para o pé que ele pode dar o próximo passo tranquilamente. O pé vai confiar e ele acaba pisando em um espinho. Resultado, o pé vai machucar, mas isso atinge todo corpo, pois todo corpo vai sofrer. Precisamos de fato deixar a mentira e falar somente a verdade.

II – Falar somente palavras que edificam  v.29

A palavra traduzida para “torpe” significava originalmente podre ou pútrido. Uma palavra torpe é comunicação corrupta. Tiago 3.1-12 fala a respeito dos perigos da língua, que é um órgão tão pequeno, mas quando é mal utilizado causa um estrago muito grande. Paulo e Tiago nos exortam quanto ao mau uso da língua proferindo palavras que não abençoam. Precisamos falar somente palavras que edificam e abençoam a vida das pessoas.

III – Não entristecer o Espírito de Deus  vs.30-32

Aquilo que entristece o Espírito Santo é pecado. Embora o Espírito Santo possa ser entristecido, Ele jamais abandona o crente. Ele é o nosso selo. Fomos selados por Ele para o dia da redenção. Ele é a garantia de que a nossa redenção será completada. Alguns dos pecados que entristecem o Espírito Santo são agora particularizados. Deus menciona coisas da mente e do espírito, além daquelas relacionadas ao corpo. Precisamos nos policiar para não entristecermos o Espírito de Deus. O crescimento na vida cristã é diário, é um processo difícil que começa desde o dia da nossa conversão e vai até o dia da nossa morte. Mesmo aqueles que nasceram na igreja e já têm muitos anos de convertido precisam ter essas práticas para continuar crescendo na vida cristã. Que o nosso Deus nos ajude a crescer a cada dia e praticar o que foi falado hoje.

 

Sem. Daniel Noronha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *