Deus é realmente bom?

“Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.” Tiago 1: 16–18

É fato que muitas pessoas duvidam da existência de Deus, outros até admitem que Deus existe, porém não conseguem conceber a ideia de que Deus seja bom. Muitos pervertem o caráter divino tentando diminuir a Deus como um ser simplesmente igual ao homem. E dessa forma supostamente dizem que não existe ou não é o que as Escrituras dizem que Ele É! Tiago não trata das questões filosóficas da existência de Deus. Em vez disso, ele é intensamente prático sobre a bondade de Deus.

Tiago nos mostra que devemos nos precaver contra ser enganados sobre esse assunto. (Tg 1:16) Muitos podem ser enganados por essas filosofias ateístas ou existencialistas e até mesmo pelas batidas duras que a vida proporciona. Tiago usa a expressão “amados irmãos”. Ele sabe que precisamos ser tratados pastoralmente sobre esse assunto. Argumentos intelectuais caem no coração das pessoas que estão sofrendo por causa da suposta “providência sombria de Deus”.

Tiago também mostra que todos os bons presentes vêm de Deus, e que Ele não muda (Tg 1:17). Embora esse versículo seja frequentemente citado como prova da imutabilidade de Deus, o propósito de Tiago é prático, não teológico. Ele nos chama para uma vida “perfeita” ou “inteira”, porque nosso Deus é completo e consistente em Seus maravilhosos propósitos e planos. Um bom exemplo dessa ideia é o Salmo 139.

Outro aspecto importante que Tiago nos direciona é sobre o grande presente do Senhor de termos nascido de novo, sermos gerados como crentes em Cristo. (Tg 1:18) Deus nos criou por Sua Palavra quando e onde Ele escolheu. Foi tudo por intermédio da graça – um benefício de um Pai beneficente, que criou os portadores da luz nos céus e depois criou nova vida para nós. Os crentes judeus a quem ele escreveu foram as primícias de Sua graça. Agora todos nós fazemos parte da colheita completa.

Como podemos então duvidar de Sua bondade e graça? Que possamos nos lembrar dos presentes que recebemos por meio da Graça que o Senhor nos concedeu, mesmo aqueles que não reconhecemos como presentes. Que a graça de Deus nos lembre e nos ajude a perceber que Deus sempre nos dá bons presentes. E que sejamos gratos eternamente pelo maior presente que já recebemos – O Cristo no Redentor.

 

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *