Esperança No Deus Que Conhece o Fim desde o Principio

“Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado”. (João 11.3-4)

           

            Deus não tem pressa. Não corre. Não tem nenhum tipo de acelerador celestial. Deus  não tem nem mesmo tempo, não tem agora, não tem então, não existe em função do momento. Para Ele “Um dia é como mil anos e mil anos é como um dia”, isto é, Deus não marca o tempo segundo a medida dos homens, Sua cronometragem difere essencialmente da nossa. Ele não será condicionado por nada, não se sente ameaçado por nenhuma urgência. Em Deus só existe um tipo de tempo, que é o eterno, pois “Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente”(Hb.13.8). Por isto Deus não tem a necessidade de fazer revisão de Seus planos pois Ele conhece o fim desde o princípio.

            Por isto Jesus demorou mais dois dias, pois Ele sabia, de antemão, o fim daquela situação. Ele tinha consciência da tragédia, da dor, do pranto, do espanto e do desencanto diante da vida que os Seus queridos amigos enfrentavam. O nosso Senhor sabia que aquela enfermidade não era para a morte, para morte como tipo de fim, término, de nunca mais. Aquela enfermidade era para a glória de Deus, era para que Deus fosse magnificado através da vida do Filho. Embora ela tivesse todas as características da tragédia, ela serviria para a revelação do poder de Deus e do triunfo da vida sobre a morte. Jesus estava vendo aquela situação de forma diferente dos demais. Para muitos a doença representava a certeza de morte, mas para Jesus, a certeza de vida. Muitos viam a enfermidade como princípio do fim, mas Jesus via esta situação como um fim desde o princípio para ensinar o maior princípio da vida – que Deus sabe tudo a nosso respeito.

            Deus não se atrasa, não existe demora por parte de Deus e, sim, providência para que saibamos a respeito de sua soberania. Deus sempre chega no hoje, sem demora. Ainda que a nossa agenda conte tempo de maneira diferente e pareça registrar um atraso de Deus diante dos embaraços, problemas e tribulações que assolam a nossa vida, o que achamos urgente, pode significar tão somente projetos da glorificação de Deus. O Deus que conhece o fim desde o Principio, o nosso Senhor nos convida a descansar em sua Palavra e confiar que Ele esta no controle de tudo, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e para a gloria do nosso Senhor.

 

Rev. Wagner Zanelatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *