Nossa História

No dia 05 de Abril de 1962, a Junta Missionária do Presbitério de São Paulo, da Igreja Presbiteriana do Brasil, encarregou um de seus missionários de iniciar um trabalho presbiteriano do bairro de Vila Pompéia, em vista de haver nesse bairro uma população de 34.000 habitantes e aí residirem diversas famílias presbiterianas, havendo apenas uma igreja evangélica no bairro. O missionário encarregado, Rev. Rubens Pires do Amaral Osório, começou a visitar os crentes presbiterianos do bairro, auxiliado pelo Rev. Miguel Orlando de Freitas, então pastor evangelista da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo.

 

Realizaram-se várias reuniões preparatórias em casas de famílias presbiterianas, sendo as primeiras em casa do Sr. Osvaldo Timoretti e família, e outras em casas das Sras. Josefina Reis, Lucinda Magalhães Jordão e Eli Pires de Campos Arantes, e dos Srs. Hans Wolfgang Klepetar e Áureo Augusto de Lima.

 

A idéia de criar-se uma igreja presbiteriana no bairro empolgou logo várias pessoas, que em junho do corrente ano, 1962, espontaneamente começaram a contribuir financeiramente para o sustento do futuro trabalho.

Enquanto reuniões e visitas se realizavam, outras famílias presbiterianas iam sendo localizadas, até totalizar 64, em novembro de 1962, residentes em Vila Pompéia, Água Branca e proximidades.

 

Em Agosto de 1962 a Junta Missionária resolveu alugar uma casa à Rua Barão do Bananal, nº 612, e aí localizar a Congregação, visto que vários crentes já estavam resolvidos a pertencer a ela.

 

O início do trabalho se deu no dia 25 de Agosto, com um culto bastante concorrido. Nesse dia recebeu a congregação do Sr. Checre Alla Miguel, membro da Igreja Batista de Vila Pompéia, a doação de 25 cadeiras, 1 poltrona, 1 mesa, 1 chapeleira, 1 armário e outros objetos.

 

Desse dia em diante realizaram-se cultos regularmente aos domingos e quartas-feiras. A Escola Dominical iniciou suas atividades no dia 02 de Setembro, com 41 matriculados.

 

Todas as despesas da congregação – de aluguel e outras – foram feitas desde o início pela própria congregação, que começou a receber dízimos e ofertas dos crentes. Foi também instituído um “Livro de Ouro” para registro de ofertas especiais para aquisição de móveis e utensílios e também para início do “Fundo de Construção”.Foi tesoureira da comunidade, até a data da organização da congregação, a Srta. Celina Apolinário, que se desincumbiu eficientemente desse trabalho.

 

No dia 18 de Novembro de 1962, em reunião especial muito concorrida, com a presença do presidente da Junta Missionária, Rev. José Duarte Júnior, e do pastor da comunidade, Rev. Rubens, procedeu-se à solene organização da Congregação Presbiteriana de Vila Pompéia, sendo arrolados 27 membros, procedentes de várias igrejas presbiteriana da capital e do interior do Estado.

 

A diretoria então constituída ficou composta de D. Celina Souza Apolinário, secretária, e Hans Wolfgang Klepetar, tesoureiro, eleitos pela assembléia, Osvaldo Timoretti, superintendente da Escola Dominical nomeado pelo pastor, presidida por este.

 

A congregação progrediu em número de membros , arrecadação financeira e Escola Dominical, a ponto de poder dirigir ao Presbitério de São Paulo, apenas 17 meses após sua fundação, pedido para que se procedesse à organização em Igreja.

 

Em Janeiro de 1964 o Presbitério de São Paulo recebeu e aprovou o pedido de organização da Igreja. Nesta época 78 famílias presbiterianas residentes em Vila Pompéia estavam registradas e com elas a Congregação entrava em contato por meio de cartas circulares e visitas. 23 delas já pertenciam à congregação e outras 12 estavam de algum modo relacionadas com a nova comunidade.

 

No dia 07 de Março de 1964 a Comissão nomeada pelo Presbitério organizou a Igreja Presbiteriana de Vila Pompéia. Fizeram parte da Comissão os Srs. Rev. Rubens Pires do Amaral Osório, Rev. Miguel Orlando de Freitas, Rev. Jorge César Mota e presbíteros Srs. Alceu de Aguiar Maia, Mário Chagas, Rubens Pisette.

 

“Até aqui nos ajudou o Senhor”. “Grandes cousas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres”. São pensamentos que exprimem a experiência desta nova igreja.

 

A Cristo, Senhor da Igreja, ao Pai e ao Espírito Santo sejam dadas toda a honra e toda a glória agora e sempre. Amém. São Paulo, 07 de Março de 1964. Rubens Pires do Amaral Osório, pastor.

 

Relato Histórico do início dos trabalhos no Bairro de Vila Pompéia, registrado no prefácio do Livro nº 1 do Conselho de nossa Igreja pelo Rev. Rubens Pires do Amaral Osório, seu primeiro pastor.