Jesus é a Luz do Mundo

“…Eu sou o a Luz do Mundo, quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

A palavra luz aparece 23 vezes no Evangelho segundo João. Dessas, 21 se referem a Jesus. Em João, luz é uma metáfora acerca de Jesus. Quando ele disse ser a luz do mundo, quis dizer que é a solução para as trevas em que o mundo está. No princípio desse evangelho, está escrito: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.4,5). Em Jesus está a vida, a qual, como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem. Isso é algo muito poderoso, pois não há como as trevas resistirem à luz. Quando a luz chega, as trevas são necessariamente dissipadas.

Cristo, de fato, é a luz do mundo e derrotou a morte. Entretanto, as trevas só são dissipadas onde a luz está presente. Para sermos livres das trevas e da morte, precisamos nos aproximar da luz, ou seja, seguirmos a Cristo. Conforme João 8.24,51, isso é feito através de fé e obediência. É necessário crermos em Cristo e obedecermos à sua palavra para não andarmos em trevas e termos a vida. João 12.46 diz: “Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”.

Apesar de todo o benefício trazido pela luz, muitos insistem em continuar caminhando em trevas. Por quê? De acordo com João, é porque não desejam que os seus pecados sejam revelados e questionados. Não querem abandonar a vida pecaminosa. “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus” (Jo 3.19-21). Neste Natal receba a Luz que dissipa totalmente as trevas, Cristo Jesus, Deus o abençoe.

 

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *