Jesus o Caminho

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14.6)

A afirmação de Jesus tem como característica marcante ser absoluta. Jesus não utiliza artigos indefinidos, dizendo “eu sou um caminho, uma verdade…”. De maneira definida e precisa ele diz “eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Não há outras possibilidades. Não há relativismo. Ele é o único meio, a única maneira de se chegar a Deus. Ele é a única verdade no que se refere à religiosidade e espiritualidade. Ele é a única fonte de vida.

Em uma realidade tão plural no que se refere às religiões, essa declaração pode aparentar presunção e intolerância. Mas Jesus, de alguma maneira, não está falando de religiões e igrejas. Ele está falando de uma pessoa, de si mesmo, sobre um envolvimento com ele. Ele é o filho de Deus, enviado pelo Pai para reconciliar o mundo com ele. Em 1Timóteo 2.5 está escrito: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. Sendo assim, aquele que está em Cristo, aquele que nele crê, está reconciliado com Deus, em paz com Ele (Rm 5.1), e pode desfrutar a vida eterna. João 3.36 diz: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

Além desse, há outro aspecto que o presente texto nos ensina. Jesus declara ser a verdade. Em outras palavras, ele diz ser o marco-referencial a partir do qual a vida dos homens deve se orientar. Essa afirmação é um convite, um desafio, para que os homens, crentes nele ou não, deixem de orientar suas vidas tendo a si mesmos como referência; parem de declarar e defender as suas verdades. É uma chamada à submissão a ele. Que deixemos de lado as nossas opiniões e preferências e abracemos a sua vontade. Que dirijamos nossas vidas de acordo com a sua verdade. Essa é a única maneira de termos uma vida que realmente valha a pena.

 

Rev. Wagner Zanelatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *