Obediência Aplicada

Poderíamos estudar uma série de personagens bíblicos que ilustram uma fé obediente, mas não posso pensar em nenhum exemplo melhor do que Noé. É o clássico supremo de crença em Deus, dos que dizem: “Tenho fé e vou fazer algo que prove isso”. Noé deu um passo além dos exemplos anteriores de fé, Abel e Enoque. O relato de Abel mostra-nos a adoração a Deus. O relato de Enoque mostra-nos o andar com Deus. E o relato de Noé mostra-nos o trabalho por Deus. Noé adorava, andava e trabalhava. Você tem que adorar antes de poder andar, e tem que andar antes de trabalhar. Foi assim que Deus estabeleceu as coisas.

A fé e a obediência de Noé vão tão além do racio­cínio humano que à mente normal nem faz sentido. A não ser que um homem conhecesse a Deus e tivesse alguma forma de percepção espiritual, seria um louco ao fazer o que Noé fez. Noé não podia ver nada além de sua própria confiança em Deus, mas isso bastava. Sua vida de crença e obediência pode ser resumida em duas áreas: ele obedeceu à Palavra de Deu, e, ele rejeitou o mundo.

“Pela fé Noé, divinamen­te instruído acerca de coisas que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a sal­vação de sua casa…” (Hebreus 11:7). Ele creu em Deus a ponto de construir uma arca. À primeira vista poderia parecer que Noé era um tanto tolo. Por que fez o que fez?  Porque Deus ordenou, dizendo: “Noé, vou julgar o mundo e destruí-lo pela água. É melhor você cons­truir um barco”. Assim, Noé deixou tudo e passou mais de cem anos obedecendo ao mandado de Deus.

Não sei o que você faria, mas depois de setenta ou oitenta anos, eu começaria a me preocupar se realmente isso aconteceria ou não. Afinal, Noé vivia na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, centenas de qui­lômetros longe de qualquer oceano. Mas isso é fé que responde à Palavra de Deus. E a fé madura não questio­na – obedece.

Noé era um ser humano, como nós. Tinha muitas coisas que poderiam preencher o tempo. Usar tão gran­de tempo de vida para construir um enorme barco exi­gia certa dedicação. Ele escutou Deus, e despendeu sua vida obedecendo ao que Deus lhe ordenara. Não é de se surpreender? Uma coisa seria sair e conseguir a madeira toda, mas outra coisa bem diferente era vê-lo, cem anos mais tarde, ainda passando piche na barcaça. Alguns de nós cremos em Deus, apressamo-nos em começar, mas paramos por aí. Não continuamos. Noé continuou em sua obediência. Somos desafiados a obedecer e ir até o final. Que o Senhor nos de graça para ser como Noé, obedientes. Deus nos abençoe.

 

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *