Plano de Leitura

Todo início de ano fazemos um compromisso de ler mais a bíblia. Via de regra procuramos planos de leitura para fazermos isto. Entretanto alguns acabam ficando desmotivados e abandonam seus projetos iniciais de leitura das Escrituras.

Listo aqui abaixo cinco razões para lermos as Escrituras quando estivermos desmotivados:

  1. A Bíblia dá identidade – A única maneira pela qual você pode entender adequadamente quem você é, é olhar para si mesmo através das lentes da narrativa das Escrituras. É apenas nesta história que você aprenderá que foi feito por Deus e para Deus, que tudo o que você é e tem vem Dele, e que você foi feito para viver por algo muito mais significativo do que você mesmo.
  2. A Bíblia dá compreensão – Você nunca saberá tudo o que precisa saber para viver como foi projetado para viver pela experiência, pesquisa e análise humanas. É por isso que Deus falou imediatamente com Adão e Eva depois de criá-los. Da mesma forma, Deus nos fala em sua Palavra para que possamos conhecer e entender, e no conhecimento e na compreensão, viver como fomos criados para viver.
  3. A Bíblia dá conforto – O mundo em que você vive pode ser muito confuso, angustiante e doloroso. Mas a história bíblica nos conforta com outra realidade – que nosso mundo não está fora de controle. Em vez disso, nosso mundo está sob o cuidadoso controle pessoal do Nosso Senhor que é a definição definitiva de tudo que é bom, verdadeiro, sábio e amoroso. Podemos descansar, não porque entendemos o que está acontecendo, mas porque conhecemos Aquele que governa tudo.
  4. A Bíblia dá salvação – Esta é a razão final para a Palavra de Deus. Sem ela, não saberíamos que nosso maior problema existe dentro de nós e é chamado de pecado. A história bíblica narra as grandes coisas que Deus fez e está fazendo para resgatar, perdoar e nos livrar de nossos pecados. O epicentro da narrativa é a Cruz de Jesus Cristo, provendo para nós a única coisa que precisamos desesperadamente, mas não podemos alcançar por conta própria – uma nova vida.
  5. A Bíblia dá esperança – A história bíblica, por ser uma história, tem um capítulo final. Um dia, a doença, a tristeza e o pecado deste mundo destruído acabarão. O autor deste livro garantiu o fim da história ressuscitando Jesus dos mortos. Aconteça o que acontecer, temos esperança porque sabemos que a página final já foi escrita.

Portanto, à medida que você continua a se disciplinar na leitura das Escrituras em 2021, treine para ler a Bíblia como uma história. Essa história tem um personagem central: o próprio Deus, especificamente na pessoa do Senhor Jesus Cristo.

De capa a capa, a Bíblia é uma narrativa de suas obras maravilhosas e das bênçãos que são nossas pela graça. Esta antiga história transmite identidade, compreensão, conforto, salvação e esperança. Deus abençoe.

              

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *