Quem é Deus?

Essa pergunta muitos estudiosos procuram responder desde a antiguidade. Pascal e Spinoza, filósofos da Idade Média fizeram seus estudos acerca de Deus e tiraram suas próprias conclusões. Pascal disse que o conhecimento sobre Deus vem pela fé que o próprio Deus dá aos seres humanos. Spinoza, em contrapartida, disse que o conhecimento de Deus é pela razão e, que tudo que há no mundo se originou de Deus, portanto tudo é Deus.

Olhando para as conclusões que os dois tiraram acerca de Deus, percebemos que a explicação de Pascal é a que mais se aproxima da perspectiva bíblica, contudo, sabemos também que o verdadeiro conhecimento de Deus só é possível por meio da revelação do próprio Deus aos seres humanos, fora isso é impossível se conhecer a Deus. Todos que tentaram explicar Deus basearam-se na revelação, seja a geral ou a especial.

A Escritura Sagrada apresenta Deus. Jeremias 10.10 afirma que o SENHOR é o Deus verdadeiro, o Deus vivo e Rei. Quando a Escritura coloca a palavra Senhor com todas as letras maiúsculas é uma referência a YHWH, o nome de Deus.

Outro texto importante é Êxodo 3.14 quando Deus em conversa com Moisés fala quem ele é “EU SOU O QUE SOU” e manda Moisés dizer isso ao povo de Israel “EU SOU me enviou”.

Outro texto que apresenta quem é Deus, é Deuteronômio 6.4 que diz o seguinte: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.”  Mais uma vez vemos o nome de Deus aqui, isso significa que o Deus YHWH era o único e verdadeiro Deus.

A primeira parte do primeiro parágrafo do capítulo II da Confissão de Fé de Westminster afirma que “há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições.”

Portanto, só conhecemos a Deus por meio da própria revelação que ele nos deu e, a maior de todas é a revelação dada em Cristo Jesus. Vemos isso em João 14.7 quando Jesus afirma que quem conhece ele, conhece o Pai. Somente Jesus nos faz conhecer a Deus.

 

Rev. Wagner Zanelatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *