Sabedoria para as provações

Tiago 1: 5–8

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que dúvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.

 

Embora seja certamente verdade que podemos orar por sabedoria em todas as circunstâncias da vida, Tiago em sua carta nos mostra que devemos clamar por sabedoria em nossas provações.

Se formos sábios ao lidar com as provações e dificuldades da vida, também seremos sábios em outras áreas!

  1. A sabedoria deve primeiro ser definida: Sabedoria não é apenas conhecimento, infelizmente muitas pessoas associam sabedoria ao conhecimento. Como disse certa vez um comentarista: “O homem, através de sua vasta acumulação de conhecimento, aprendeu a viajar mais rápido que o som, mas mostra sua necessidade de sabedoria, indo cada vez mais rápido na direção errada”! O conhecimento pode ensiná-lo a ganhar a vida, mas a sabedoria ensina a viver. Em outras palavras, a sabedoria nos mostra como enfrentar nossas provações.
  2. A sabedoria é melhor descrita do que definida: A verdadeira sabedoria é de Deus e desce do alto (Tg 3: 13–17). Nessa passagem, a sabedoria é mais descrita do que definida. Com o que se parece? A sabedoria é gentil, pacífica, misericordiosa, imparcial, frutífera – bem como fruto do Espírito em Gálatas 5: 22–23. A sabedoria vem de Deus, que a concede sem hesitação, pois todos os Seus dons são “bons”.(Tg 1:17).
  3. A sabedoria pode ser negada: Embora Deus dê generosamente, Ele pode negar essa sabedoria àqueles que duvidam e que são “duvidosos” (Tg 4:8). Pedir com fé evita a instabilidade que resulta quando alguém oscila entre crença e descrença. Tiago diz: “Você não tem, porque não pede”, mas é necessário clamar com um desejo para glorificar a Deus e não a nós mesmos.

Portanto, quando não soubermos o que fazer quando enfrentamos uma situação difícil ou temos que tomar uma decisão complicada, ou quando não encontramos uma resposta específica para nossas necessidades, que possamos clamar ao Senhor para nos das da Sua sabedoria para que possamos tomar uma decisão sábia. Que Deus o abençoe.

 

 

Rev. Wagner Zanelatto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *