Sagrado e Secular

Mateus 06.19-34

 

Quando olhamos para esta passagem vemos o Senhor Jesus tratando de questões de nosso cotidiano, dos negó­cios públicos no mundo, questões de dinheiro, de propriedades, de alimento, de bebida, de roupa e de ambição. Os mesmos contrastes poderiam ser expressos em termos de nossas responsabilidades “religiosas” e “seculares”.

Esta diferença é enganosa, porque não podemos separar estes dois aspectos em compartimentos fechados. Na verdade, o divórcio entre o sagrado e o secular na história da Igreja tem sido desastroso. Se somos cristãos, tudo o que fazemos, por mais “secular” que possa parecer, como fazer compras, cozinhar, fazer cálculos no escritório, ir ao shopping, usar a internet, o celular, etc, é “religioso”, no sentido de que é feito na pre­sença de Deus e de acordo com a sua vontade.

Uma ênfase de Jesus neste capítulo é exatamente sobre este ponto, que Deus está igualmente preocupado com as duas áreas da nossa vida: a particular e a pública; a religiosa e a secular. Pois, de um lado, “e teu Pai, que vê em secreto” (v. 4, 6, 18) e, de outro, “pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas (v. 32).

Ouvimos os mesmos insistentes convites de Jesus, nas duas esferas, o chamado para sermos diferentes da cultura popular e também diferentes da postura religiosa hipocrita dos fariseus. Há dois tesouros: na terra e no céu; duas condições físicas: luz e trevas; dois senhores: Deus e as riquezas; e duas preocupações: nosso corpo e o reino de Deus. E não podemos pôr os pés em duas canoas!

Mas, como fazer a escolha? A ambição do mundo nos fascina fortemente. O encanto do materialismo é difícil de se quebrar. Jesus nos ajuda a escolher o melhor. Ele destaca a insensatez do caminho errado e a sabedoria do certo. Ele coloca o falso e o verdadeiro, um em opo­sição ao outro, de tal modo que nos leva a compará-los e exa­miná-los por nós mesmos. Qual será a sua escolha? Onde está o seu coração?

Não devemos perder de vista o propósito da nossa eleição em Cristo, viver para a Glória de Deus em tudo que fizermos, e em todas nossas atitudes refletirmos a vontade de Deus expressa na Palavra de Deus, seja isto sagrado ou secular. Deus o abençoe

                                                                                      

Rev. Wagner Zanelatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *