Igreja Presbiteriana da Vila Poméia

Presente no coração do bairro desde 1964, a Igreja Presbiteriana de Vila Pompéia é uma comunidade local vinculada à Igreja Presbiteriana do Brasil. Nossa denominação está presente em nosso país desde 1859, quando o Rev. Ashbel Green Simonton desembarcou no Rio de Janeiro para iniciar seus trabalhos missionários. O Presbiterianismo, por sua vez, está historicamente vinculado à tradição da Reforma Protestante do século 16, particularmente à figura do reformador francês João Calvino. Em perfeita sintonia com este rico legado histórico, a Igreja Presbiteriana de Vila Pompéia é radicalmente comprometida com o ensino e exposição da Escritura Sagrada e crê que a forma de cultuar própria do presbiterianismo agrada a Deus. Por outro lado, procura sempre responder às necessidades de nossa época, comunicando à nossa geração a Verdade imutável da Palavra de Deus de uma forma que lhe seja compreensível e relevante.

Nossa Doutrina

A Igreja Presbiteriana de Vila Pompéia crê nas Escrituras Sagradas do Antigo e do Novo Testamentos como revelação vinda da parte de Deus. Para nós, a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, livre de erros e infalível, e por isso a recebemos como nossa única regra de fé e prática, única fonte de autoridade. A Igreja Presbiteriana do Brasil, à qual pertencemos, é uma denominação confessional que adota como Símbolos de Fé a Confissão e os Catecismos Maior e Breve de Westminster. Isso quer dizer, na prática, que reconhecemos a doutrina contida nestes documentos como uma exposição clara e fiel do ensino contido na Palavra de Deus.

Um panorama doutrinário:

Você pode baixar a Confissão de Fé e os Catecismos de Westminster em nossa seção “Downloads”. A leitura destes Símbolos permitirá um conhecimento adequado do ensino proclamado por nossa Igreja. Mas para que você tenha uma ideia da fé que professamos, apresentamos aqui um resumo dos principais pontos doutrinários das igrejas reformadas, totalmente fundamentados na Escritura Sagrada:

  • Sobre Deus e a Criação: Cremos que o Deus Triúno – Pai, Filho e Espírito Santo – não apenas criou todas as coisas para sua glória e por meio de sua Palavra, como também continua ativamente envolvido com cada evento desse mundo, sendo que nada acontece que não seja manifestação de seu eterno decreto;
  • Sobre o homem e o pecado: O homem é um ser criado à imagem e semelhança de Deus e para sua glória. Em dado momento, se rebelou contra Deus, seguindo a sugestão do diabo; tal queda em pecado implicou na depravação de sua natureza – originalmente boa – e trouxe imperfeição e desordem sobre todo o cosmos criado bom por Deus;
  • Sobre a Redenção do Universo: A redenção do cosmos e do povo eleito do Senhor decorre unicamente da manifestação da graça e do poder soberanos de Deus, uma vez que o homem rebelde seria incapaz de reverter os efeitos devastadores que sua rebeldia trouxe sobre si mesmo e sobre a criação;
  • Sobre Jesus Cristo: A destruição de Satanás, a completa salvação do povo eleito de Deus e a restauração do Universo fundamentam-se única e exclusivamente na obra realizada pela Segunda Pessoa da Trindade encarnada na pessoa de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus e Messias prometido; sua vida de perfeita obediência, sua morte na cruz e sua ressurreição trouxeram à luz o Reino de Deus e o início da renovação de todas as coisas, que se consumará em sua segunda vinda.
  • Sobre a salvação pessoal: Do ponto de vista individual, a salvação se torna concreta na vida da pessoa que se arrepende de seus pecados e deposita sua fé em Cristo Jesus como seu único e suficiente salvador. Isso só se torna possível na vida da pessoa que foi regenerada pelo Espírito Santo, sendo assim capacitada a responder positivamente à pregação do evangelho. Isso não isenta de culpa todos aqueles que, tendo ouvido a boa mensagem, rejeitam-na.
  • Sobre a Igreja: A Igreja “invisível” é a reunião de todos aqueles que, em todos os tempos, foram remidos pelo sangue de Cristo, responsável pela adoração e pela proclamação do evangelho às nações; ela não se identifica com nenhuma placa denominacional. A igreja “visível”, representada pelas diversas denominações cristãs, está à mercê das imperfeições da presente era, sujeita a cometer pecados e macular o testemunho cristão. Isso não nos exime do dever de congregar e de empreender todos os esforços no sentido de tornar a igreja da qual somos membros mais pura e eficaz no cumprimento de seu chamado.
  • A gloriosa consumação de tudo: Depois de ressuscitar e ascender aos céus, Jesus Cristo passou a reinar sobre o Universo, promovendo a expansão do Reino de Deus entre as nações da terra; no momento pré-designado por Deus, Ele retornará a este mundo para consumar sua obra. Por um lado, sua segunda vinda implicará no julgamento de Satanás, seus demônios e todos aqueles que permaneceram rebeldes contra Deus, os quais serão lançados no inferno para sempre; por outro, seu retorno consumará a restauração do Universo criado por Deus, transformando-o no destino final daqueles por quem ele morreu, um lugar de plena paz onde seu povo glorificado habitará em perfeita comunhão e harmonia com ele para todo sempre.

Nossa Missão

“A Igreja Presbiteriana do Brasil tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e ensinar os fiéis a guardar a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, na sua pureza e integridade, bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.” (Constituição da IPB, art. 2º).

Nossa Visão

Ser uma Igreja conhecida em nossa cidade por seu amor e fidelidade a Jesus e sua Palavra, expressos por meio da prática do pastorado amoroso, do discipulado efetivo e do convívio cristão harmônico entre seus membros.

Ser uma Igreja empenhada em disseminar um profundo amor a Jesus por meio da proclamação do evangelho, para a glória de nosso Amado Redentor e para a alegria de todas as nações.

Ser uma Igreja consciente de que apenas o ensino da Palavra é capaz de implementar uma visão de mundo capaz de causar um efeito redentor em nossa cultura decadente e ensejar verdadeira mudança social.