Vivendo Igreja

Hoje temos oportunidades preciosas com o acesso a internet e os canais das igrejas e redes sociais em geral, isso é uma excelente estratégia para divulgarmos a Palavra de Deus. Por outro lado, temos que tomar muito cuidado com o consumismo cristão on-line e o distanciamento de nossa vida cristã comunitária.  

Colossenses 3: 12-17 pinta um retrato muito claro do nosso envolvimento na igreja local. Reserve um tempo para ler esta passagem completa, lenta e intencionalmente:

Somos chamados a fazer parte do corpo de Cristo, nos envolver e não ficarmos contentes apenas sendo um consumidor on-line e na igreja local. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos mudar essa mentalidade e experimentar uma participação rejuvenescida que busca primeiro o Reino de Deus.

Listo aqui cinco etapas para seguirmos esse caminho:

1) Seja intencional em seus relacionamentos (vv. 12-14). Não entre e saia dos cultos sem ser notado. Procure maneiras de contribuir intencionalmente para um corpo orgânico de fé, onde cada membro sente a dor quando outro membro sofre. Temos que agir com compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência, tolerância e perdão.

2) Seja vulnerável com os outros (v. 15). Deixe a paz de Cristo governar em seu coração. Porque você descansa em seu perdão, você não precisa temer ser exposto, uma vez que nada poderia ser conhecido sobre você que ainda não tenha sido coberto pelo sangue de Cristo.

3) Seja um estudante comprometido com a Palavra de Deus (v. 16). Se você for intencional e vulnerável em seus relacionamentos, suas conversas irão rapidamente além dos fatos superficiais. Você está dedicando um tempo para entender como a Palavra se aplica de forma prática à vida cotidiana?

4) Procure oportunidades de ministério (v. 16). Ensinar e admoestar são palavras que normalmente atribuímos aos pastores de tempo integral. Não é assim nesta passagem! Deus planejou que todos os seus filhos se envolvessem em sua obra redentora o tempo todo. A graça não é concedida a ninguém apenas para ser um recipiente, mas para ser um instrumento dessa mesma graça na vida de outras pessoas.

5) Reconheça que sua vida não pertence mais a você (v. 17). Talvez este deva ser o primeiro passo; tudo o mais flui dessa postura. Deus é o dono, do nosso tempo, do nosso dinheiro, da nossa agenda e cada um de nossos relacionamentos. Um estilo de vida de ministério ativo começa com a rendição à propriedade do Senhor sobre tudo o que somos e tudo o que temos.

Imagine o que seria possível dentro de uma igreja local se ela fosse povoada por pessoas que não estão apenas ligados a um consumismo cristão, mas são intencionais e vulneráveis, estudantes da Palavra, buscando oportunidades para ministrar e se submetendo ao senhorio de Cristo!

Meu desejo como pastor desta igreja é que possamos todos nós vivermos desta forma.

Deus abençoe.

 

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *