A Prática das Primeiras Obras

Um texto da Escritura que tenho perseguido já algum tempo é a palavra do Senhor Jesus a igreja de Éfeso por intermédio do Apóstolo João em Apocalipse 2.5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…”. Este texto tem marcado minha vida, pois com toda certeza em algum momento já nos dedicamos mais, tivemos mais empenho, intensidade na relação com nosso Deus e sempre é necessário realizarmos avaliações para perceber se estamos diminuindo o ritmo ou nos acomodando com a rotina.

                Este texto traz uma mensagem muito importante para a Igreja do Senhor Jesus. Aqui vemos que Jesus conhece a Igreja e elogia o bom trabalho, a perseverança e firmeza doutrinaria desta igreja. Mas, o Senhor faz uma exortação muito séria, e a constatação atual do Senhor quanto a postura da igreja em comparação ao passado recente era bem delicada.

A igreja de Éfeso foi plantada pelo Apóstolo Paulo e também pastoreada por Timóteo, e nos seus primeiros anos o impacto na sociedade e na região foi extraordinário. Uma igreja proclamadora da verdade que experimentou um avivamento maravilhoso. Porém, quarenta anos já havia passado quando o Senhor Jesus envia esta carta à Igreja de Éfeso.

A exortação de Jesus concentra-se em três aspectos muito importantes para que a igreja voltasse às práticas das primeiras obras: Lembrar, arrepender e recuperar.

A ideia de lembrar não remete a viver no passado ou dominado por nostalgia, a Escritura indica que Deus quer que lembremo-nos muitas coisas maravilhosas que Ele fez por nós e por nosso intermédio. Devemos sempre lembrar-nos das grandes bênçãos a nós concedidas e dos milagres realizados por Deus em nossa vida.

E quando examinamos e contemplamos o passado, vamos com toda certeza perceber que algumas coisas não devem ser celebradas, vamos nos dar conta que, por muitas vezes erramos e diante disto precisamos nos arrepender através da confissão de pecados.

Quando nos lembramos do passado e vemos os grandes feitos do Senhor, nos arrependemos por nossos erros, então, temos a oportunidade de voltar ou recuperar a prática das primeiras obras.

Que neste ano de 2020 possamos juntos lembrar dos grandes feitos do Senhor em nossa igreja, nos arrepender pela omissão, negligência e recuperar o que deixamos de lado e proclamar as verdades do reino e experimentarmos um verdadeiro avivamento. Que o Senhor nos abençoe!

                                         

  Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *