Esperança ou Desesperança!

O que está na sua lista de desejos de Natal este ano? Há algum item em particular que você espera receber? Por que as crianças esperam por presentes de Natal? Por que os adultos desejam tudo o que desejam? Porque acreditamos que aquilo que esperamos e esperamos resolverá nosso maior problema. As crianças esperam presentes de Natal que resolvam seu problema de falta de entretenimento. Todos nós carregamos conosco nosso catálogo pessoal de “se apenas”. O que quer que esteja do outro lado do seu “se ao menos” irá revelar o que você acha que é o seu maior problema e onde você está procurando esperança.

O tempo do Advento é uma história de esperança, e Isaías 59 é uma brilhante exposição do Antigo Testamento sobre a esperança do Natal. Esta passagem expõe nossa necessidade de esperança e fornece a fonte de esperança com a profecia do nascimento de Cristo. Não importa o que tentemos definir como nosso problema mais significativo na vida, a Bíblia é explicitamente clara: nós somos o problema. “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. (Isaías 59:2)

Quando Deus nos acusa de ser o problema, há apenas duas opções: negar a acusação e tentar transferir a culpa ou aceitar a acusação e fazer uma confissão desesperada.

Os israelitas, sabiamente, decidiram confessar: “Porque as nossas transgressões se multiplicam perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniquidades”. (v. 12)

Por que os israelitas escolheriam confessar? Porque eles entendem que a porta de entrada para a esperança é a desesperança. Quando desistimos de fontes alternativas de esperança que nunca podem salvar verdadeiramente, buscaremos a única fonte de esperança duradoura: o Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo.

O que Deus faz em resposta à nossa desesperança? “Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve”. (v. 16)

Use este tempo do Advento para lembrar que todos têm esperança. Finalmente, ao dar e receber presentes, lembre-se de que a salvação é um presente gratuito. A esperança da sua vida nunca virá embrulhada em papel e colocada debaixo de uma árvore. Não, o dom da vida era embrulhado em panos, colocado em uma manjedoura e mais tarde pendurado em um tipo diferente de árvore.

“Virá o Redentor a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o Senhor”. (v. 20)

Deus abençoe.

(Adaptado do Artigo Avento de Paul D. Tripp)

       

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *