Esperando em Deus

A Bíblia está repleta de testemunhos que apontam para o fato de que os filhos de Deus, de tempos em tempos, passam por tribulações. Foi Jesus mesmo quem disse: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João, 6.33). Por outro lado, as Sagradas Escrituras contêm aconselhamentos para todas e quaisquer situações. No Salmo citado, temos alguns conselhos que fazemos bem atendê-los, nestes dias tão conturbados. Antes de qualquer coisa somos ensinados que precisamos confiar em Deus (v. 3). O nosso Deus é o Todo-Poderoso, incomparável, Criador dos céus e da terra e de tudo o que neles há, Deus de imensurável poder. Basta uma palavra e as nossas aflições começarão a se desvanecer e finalmente desaparecerão. Confia, pois, no Senhor. Mas, não basta confiar! É necessário fazermos o bem (v. 3). Não importa as circunstâncias. Vamos, a todo tempo, exercer companheirismo, amizade e uma comunhão inalterável com todos aqueles que carecem de nosso cuidado.  Não basta confiar e fazer o bem; é necessário que, além disso, nos alimentemos da verdade (v. 3). À medida que fazemos das Escrituras o nosso pão de cada dia, ficamos como que espiritualmente robustos, revitalizados. Isto posto, o crente bem nutrido pela palavra e pelo Deus da palavra – que é Jesus, jamais sucumbirá frente aos problemas da vida.

Não basta confiar, fazer o bem e se alimentar da verdade. É necessário ainda, que tal pessoa agrade a Deus através do seu modo de viver, procurando desta forma viver uma vida que cause alegria aos olhos do Senhor. “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará aos desejos do teu coração” (v. 4). Notemos bem a ordem: primeiro agradar a Deus para depois receber os desejos do coração – bênçãos decorrentes da obediência. Não basta ansiar pelas bênçãos de Deus; é necessário compromisso com o Deus das bênçãos. É necessário andar com Deus, agradar a Deus, ter fome e sede de justiça; desejo de se estar bem com Deus. Devemos, pela fé, entregar os nossos problemas nas mãos do Senhor que pode todas as coisas. O Senhor fará com que a Sua justiça e o Seu direito se afluam notavelmente.

Visto que confiamos em Deus, fazemos o bem, nos alimentamos da palavra e do Deus da palavra, agradamos ao Senhor com o nosso modo de vida e entregamos a Ele – pela fé – os nossos problemas, só nos restam duas últimas coisas, a saber: descansar e esperar n´Ele. Deus é fiel. Ele é a própria personificação da verdade; Deus vela sobre Sua palavra para a cumprir. Descansemos e aguardemos por Ele com paciência. Esperar, significa um tempo. Não significa receber aqui, agora. Isso denota tempo, o tempo de Deus.

 

Rev. Wagner Zanelatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *