Existe um Mundo Perfeito?

Platão foi um importante filósofo grego do passado. Um de seus principais pensamentos foi acerca de um “Mundo Ideal”. O mundo ideal de Platão é o mundo perfeito onde todas as coisas e seres existem de forma perfeita.

Podemos aplicar o pensamento de mundo ideal de Platão no céu bíblico? Sproul explicou a ideia de Platão sobre o mundo ideal da seguinte maneira: “O mundo ou esfera da realidade principal é o mundo das ideias. Esse lugar metafísico está além ou por trás da esfera das coisas materiais.”

A Escritura Sagrada nos apresenta em Mateus 25.34,46 a ideia de um lugar que “está preparado desde a fundação do mundo”. Nesse lugar teremos a vida eterna, ou seja, um lugar plenamente perfeito.

Outro texto que apresenta a ideia de céu é 1 Tessalonicenses 4.16-18 que diz que tanto os que estiverem mortos, quantos os vivos serão levados por Cristo para um lugar onde habitarão com ele para sempre.

O texto de Apocalipse 21.1-7 também fala sobre o céu e o apresenta como um lugar que não haverá nada de ruim e, quem o estiver habitando viverá feliz com Deus nesse lugar maravilhoso e perfeito.

Respondendo à pergunta inicial, a ideia de mundo ideal no pensamento platônico pode ser aplicada ao céu bíblico. O mundo ideal de Platão é o mundo onde está a perfeição, o lugar que deve ser alcançado pelos homens. O céu bíblico por sua vez é o lugar que Deus preparou para os justos, um lugar incomparável que mente humana nenhuma consegue imaginar como será. No céu está a perfeição, não há espaço para mentiras e imperfeições, tudo é perfeito e incorruptível.

Provavelmente Platão não tinha conhecimento dessa doutrina do céu, mas ele desenvolveu um pensamento de um lugar ideal, e, quem conhece Deus tem consciência que esse lugar perfeito idealizado por Platão existe e será habitado pelos justos quando o Senhor Jesus voltar à terra. Há uma esperança! É Jesus, só ele pode nos habilitar a entrar e desfrutar do mundo perfeito, o céu.

 

Rev. Wagner Zanelatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *