Família na Presença de Deus

O fato de crermos em Cristo não nos isenta de problemas. Vemos mesmo em nosso meio cristão muitas famílias que infelizmente são disfuncionais. Isto significa que há problemas de relacionamentos, e estes problemas em várias ocasiões impede o desenvolvimento de um ambiente emocionalmente saudável.

Existem muitas características de uma família disfuncional, veja alguns exemplos: quando as crianças são o centro da família e são tudo o que os pais tem em comum; quando há um problema, os pais culpam um ao outro; os membros da família são defensivos e não se comunicam; problemas e conflitos nunca são resolvidos; eles se repetem em ciclos sem fim; os pais são mais próximos às crianças do que um ao outro; autoridade é frouxa; as crianças tomam decisões que os pais deveriam tomar; autoridade é muito forte; os pais não têm consideração pelos sentimentos das crianças; quando uma criança tem um problema, não pode encontrar ajuda porque um dos pais interfere.

A Palavra de Deus e a influência que desenvolvemos em nossos lares podem ser transmitidas à próxima geração, entretanto, paradigmas doentios também podem ser transmitidos. Pedro descreve isto como “fútil procedimento que vossos pais vos legaram” (1 Pedro 1:18). Fúteis padrões de comportamento, tradições e estilos de vida são muitas vezes transmitidos de geração em geração.

Mas existe esperança, porque mesmo com um fútil procedimento, podemos corrigir este curso nos tornando uma família funcional. Quando cada um tem o seu papel desenvolvido de maneira adequada segundo os preceitos da Palavra de Deus que temos aprendido pela graça do Senhor. Assim podemos mudar o quadro do fútil procedimento e desenvolver maturidade e equilíbrio. Não há perfeição porque não somos perfeitos, mas reconhecer as dificuldades e trabalhá-las nos leva para mais perto do Senhor e nos torna uma família funcional.

Em Cristo podemos ter uma nova maneira de viver e agir em nossa família, porque somos libertos do nosso fútil procedimento, e somos levados a caminhar na presença do Senhor pela ação do Espírito Santo para vivermos em conformidade com os padrões de comportamento estabelecidos na Palavra de Deus.

Que Deus nos faça a cada dia uma família que vive na Sua presença e funcione para a glória do Pai. Deus abençoe a sua família.

 

Rev. Wagner Zanelatto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *