O Rei Vai Nascer!

Nesta semana iniciamos uma prática muito produtiva com nossos filhos, e percebi que outros pais fizeram o mesmo com seus filhos. Estou falando da preparação para a chegada do Rei Jesus, estamos realizando atividades diárias para mostrar para os nossos pequenos a importância da primeira vinda de Cristo e da sua obra redentora.  Este tempo é chamado de Advento. Esse é um tempo litúrgico de alegre expectativa que os cristãos esperam o Natal.

A palavra Advento vem do Latim adventu que significa “chegada” ou “que está por vir”. No calendário religioso este tempo antecede o Natal em quatro semanas. Alguns símbolos foram incorporados na liturgia para representar a importância deste tempo. Entre eles está a coroa que é feita de galhos verdes entrelaçados formando um círculo, no qual são colocadas 4 velas grandes representando as 4 semanas do Advento.

A cada domingo uma vela é acesa; no primeiro domingo uma, no segundo domingo a segunda vela é acesa e assim sucessivamente até completar a coroa, com todas as velas acesas indicando que o nascimento de Jesus está próximo. A coroa tem sua origem na tradição pagã europeia. O “fogo ao deus sol” era um sinal de esperança de que depois do inverno a luz do sol retornaria. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas e usando a figura da luz, proclamaram a salvação em Jesus Cristo.

A conversão dos povos pagãos fez com que se mantivesse a coroa como símbolo da vitória da obra missionária que anuncia a Cristo. As velas da coroa recordam ao cristão que sua vida sem Cristo era uma escuridão espiritual causada pelo pecado. À medida que se aproxima o natal, as velas simbolizam a realização dos eventos históricos de nossa fé. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos Patriarcas. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas e o anúncio da chegada do Salvador.

Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida (João 14.6). É, também, a segunda pessoa da santíssima trindade. O Advento anuncia que Aquele criador de todas as coisas, que estava presente no Gênesis e disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26), está chegando. Nossa vida só tem sentido porque Jesus Cristo nasceu. (Adaptado do Artigo do Rev. Leonardo Sahium)

 

Rev. Wagner Zanelatto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *