Qual Seu Alvo? (Filipenses 3.12-16)

A nossa vida é pautada por alvos. Alvos profissionais, pessoais, familiares, dentre outros. Sempre procuramos planejar e ao planejarmos, temos alvos em mente, alvos esses que são o nosso objetivo dentro daquilo que planejamos.

Paulo escreve esta carta enquanto estava preso em Roma dez anos depois da fundação dessa igreja e, pensa ter sido esquecido pela igreja quando Epafrodito chega com notícias da igreja e uma oferta em dinheiro para Paulo. Paulo escreve a carta para agradecer aos filipenses pelo cuidado que tiveram com ele e demonstrando a sua alegria de saber que eles estavam crescendo e trabalhando como igreja.

Neste capítulo Paulo faz advertências quanto aos judaizantes, para que a igreja não tirasse seu foco, seu alvo que era Cristo.

Quais devem ser nossos alvos na vida cristã?

I – Exalar o bom perfume de Cristo 2 Co. 2.15-16

Perfume é algo agradável, faz diferença em quem está usando.

Quando buscamos a Cristo e viver conforme ele exige de nós, estamos cheirosos igual quando tomamos banho e usamos um perfume para sair.

Quando não buscamos a Cristo, cheiramos mal, igual quando jogamos bola à tarde toda debaixo do sol quente e ficamos sem tomar banho, aí o suor seca e o cheiro é terrível.

Qual é o seu alvo: exalar o perfume agradável de Cristo ou o cheiro terrível de viver em desobediência a ele? Os que não são dele tem cheiro ruim de morte, de inferno, mas os que pertencem a ele e o buscam exalam cheiro bom, agradável de vida.

II – Ser obediente a Deus  1 Sm. 15.22

Todos os pais e mães gostam que seus filhos sejam obedientes a eles e os escutem quando falam alguma coisa, negam alguma coisa ou dão algum conselho.

Deus não é diferente, ele gosta quando nós como seus servos e filhos obedecemos ao que ele nos manda.

Saul não obedeceu às ordens de Deus e depois não admitiu seu erro, pelo contrário, ele culpou o povo de ter deixado tanto o rei quanto alguns dos animais vivos quando Deus mandou matar tudo e destruir tudo na guerra.

Deus não quer sua boa intenção em fazer as coisas, por exemplo, vou contar uma mentirinha aqui para ajudar meu amigo em algum problema que ele está passando. Deus quer sua obediência em dizer a verdade, pois mesmo que seja difícil, é a verdade que vai realmente ajudar seu amigo e, não uma mentirinha.

Qual seu alvo: ser obediente a Deus em tudo ou não e ainda justificar seus erros colocando a culpa no outro como Saul fez?

Conclusão:

Qual de fato tem sido e qual deve ser o nosso alvo? Devemos ter como alvo exalar o perfume de Cristo, sendo cheirosos no mundo, onde quer que estejamos. Temos que buscar uma vida de obediência a Deus em tudo, buscando agradar a Deus naquilo que ele nos mandou fazer.

 

Sem. Daniel Noronha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *